Dicas para montar um currículo perfeito

Você está desempregado, entrando no mercado de trabalho ou querendo mudar de emprego? Talvez esteja insatisfeito com os rumos que tem tomado sua carreira e pretende realizar mudanças em sua vida. Para isso você precisa montar um currículo atraente para conquistar a vaga que deseja.

Para muitos pessoas é uma tarefa assustadora montar um currículo para se candidatar a uma vaga de emprego. Mas não se preocupe, veja agora dicas para montar um currículo perfeito.

Escreva uma lista com suas qualificações

Antes mesmo de começar a escrever qualquer coisa, faça anotações sobre sua experiência e habilidades que são importantes para a posição que você está se candidatando.

Aproveite o tempo para estudar cada anúncio de trabalho e pensar em como você pode mostrar que é o candidato ideal para empresa. Lembre-se, essa é a maneira que você tem de se apresentar pela primeira vez ao empregador e fazê-lo pensar: “esta pessoa é perfeita para o trabalho”.

Além da sua experiência profissional, inclua no seu currículo cursos, atividades extracurriculares, idiomas, certificações e até mesmo trabalho voluntário.

Tenha sempre em mente maneiras de como colocar no papel suas melhores qualidades. Pense em como você pode mostrar para o empregador que a sua experiência e habilidades torna-o o mais indicado para a vaga aberta.

Organize suas informações com clareza

Agora que você reuniu todas as informações importantes numa folha de papel separada, já pode começar a montar um currículo perfeito. Use um formato profissional de currículo.

Mesmo quem tem muitos anos de experiência deve resumir tudo em no mínimo três páginas. Comece a montar um currículo com uma declaração resumida que demonstre seus objetivos de carreira e forças pessoais.

Também inclua informações específicas sobre as suas atribuições no trabalho, geralmente essa informação é importante. Tente escrever descrições dos principais trabalhos realizados que mostram que você tomou a iniciativa ou que alcançou um objetivo específico. Dependendo de sua formação e a posição que almeja.

Não se estresse muito com isso, lembre-se que o objetivo é comunicar a sua experiência de uma forma clara e concisa para um gerente de contratação. Assim você poderá impressioná-lo com seu currículo.

Revise seu currículo

Você deve focar também na digitação das palavras para não haver erros na escrita. Nenhum contratante se interessará por um currículo com erros gramaticais e ortográficos. Revise várias vezes seu currículo para não haver falhas. Não confie apenas no programa de correção ortográfica do seu computador para identificar erros e corrigi-los.